6 erros no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para um ambiente de trabalho seguro, protegendo funcionários que atuam em locais de risco.
O uso inadequado pode trazer consequências sérias aos colaboradores, além disso, pode acarretar em multas à empresa.
A seguir, confira os principais erros cometidos por trabalhadores e gestores.
1. Falta de orientação correta do uso
Orientar os colaboradores acerca de como utilizar os EPIs é crucial para que seu manuseio seja feito de maneira correta.
Pontos como a manipulação dos equipamentos, higienização e armazenamento devem ser tratados.
2. Não conhecer os possíveis riscos do ambiente
Um mapeamento de riscos do local deve ser feito previamente, assim, é possível saber quais medidas devem tomadas para evitar que acidentes de trabalho ocorram.
É fundamental uma avaliação completa na estrutura do local, além de estar atento às condições do equipamento.
3. Escolher equipamentos sem Certificado de Aprovação (CA)
O Certificado de Aprovação (CA) se trata de um documento emitido pela Secretaria do Trabalho e Emprego, órgão que é responsável pela segurança e saúde de colaboradores.
De acordo com a NR-06, responsável por regularizar equipamentos de proteção individual, apenas EPIs sinalizados com a marcação CA podem ser comercializados.
O CA avalia o desempenho do equipamento, assegura a qualidade e reduz o risco de acidentes no trabalho, também sendo uma maneira de manter a empresa em dia com a legislação e as normas de segurança.
4. Utilizar EPIs fora da validade
O prazo de validade deve ser respeitado, garantindo que suas funcionalidades sejam respeitadas.
A utilização de EPIs fora da validade reduz a eficiência do equipamento, coloca colaboradores em risco e descumpre as exigências das leis trabalhistas.
5. Disponibilizar EPIs com tamanhos incorretos
Equipamentos devem ser fornecidos de acordo com a necessidade do colaborador. EPIs maiores ou menores do que o ideal para o funcionário aumentam a chance de que algum acidente grave ocorra.
O equipamento deve ter a medida adequada para que proteja o trabalhador. Equipamentos maiores, por exemplo, podem se soltar, causando acidentes.
6. Retirar o EPI durante a jornada de trabalho
Retirar o EPI durante uma tarefa ou outra pode trazer riscos de acidentes. É importante que a troca de equipamentos, por exemplo, seja realizada em local seguro.
Além disso, mesmo não executando suas tarefas, a presença no ambiente ainda assim traz riscos, levando em consideração que outros funcionários continuam ativos, desempenhando as atividades.
Conheça o Grupo Keitter
No Grupo Keitter disponibilizamos uma cartilha que inclui desde o uso correto até a higienização dos equipamentos. Essa cartilha é compartilhada no momento da integração do funcionário na empresa
Além disso, fazemos o acompanhamento das fichas de EPI, contendo informações importantes para o supervisão da solicitação de novos equipamentos. A ficha, além de uma descrição do equipamento utilizado, também inclui o campo de Certificado de Aprovação, garantindo que todos EPIs estejam dentro das normas.
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