A importância do uso de EPIs para a segurança no trabalho
Os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, são acessórios indispensáveis, que garantem a saúde e proteção dos colaboradores. Eles reduzem acidentes em situações de risco, resguardando a integridade física dos funcionários.
Esses acessórios também garantem que o colaborador não será exposto a doenças ocupacionais ou ameaças à segurança e saúde, tornando a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores.
Dever do empregador
De acordo com a Norma Regularizadora 6 - NR 6, é obrigação da empresa fornecer esses equipamentos, de forma gratuita, e seu descumprimento traz penalidades para o negócio, previstas em lei. Cada atividade executada no ambiente de trabalho exige equipamentos específicos, por isso a importância de uma análise prévia, feita por profissionais capacitados.
Os supervisores das empresas devem garantir que profissionais façam o uso adequado desses acessórios e durante todo o expediente de trabalho, ficando na responsabilidade da empresa a substituição de equipamentos danificados ou perdidos.
Dever do colaborador
O colaborador deve fazer o uso correto dos EPIs, cumprindo as determinações do empregador em relação ao seu uso. Também deve se responsabilizar pelo armazenamento adequado do equipamento, reportando ao seu supervisor caso ocorra algum tipo de dano no acessório.
Confira os principais EPIs - Equipamentos de Proteção Individual abaixo.
Proteção auditiva
Equipamentos fornecidos aos colaboradores que trabalham em situações na qual são expostos a ruídos altos. A exposição ao ruído diário pode, no decorrer dos anos, levar à perda de audição.
O protetor auricular é um exemplo de equipamento que protege diversos tipos de sonido. Além de ser importante para preservar a saúde do funcionário, também impede que sons fortes e altos atrapalhem a produtividade e concentração dos mesmos.
Proteção contra queda
São acessórios imprescindíveis para funcionários que trabalham expostos a alturas acima de dois metros do solo. Cintos de segurança e cinturões são alguns exemplos desses EPIs.
Além do uso desses equipamentos, um estudo do local deve ser feito previamente, sinalizando riscos e elaborando um planejamento e organização de medidas que devem ser tomadas para um ambiente de trabalho mais seguro.
Proteção das mãos
As mão são expostas a diversos riscos, sendo eles: mecânicos (cortes e perfurações), químicos (contato. com produtos), biológicos (através de seres nocivos) ou temperaturas altas e baixas.
De acordo com Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, cerca de 30% dos acidentes de trabalho atingem as mãos, sendo que 80% deles poderiam ter sido evitados através do uso de EPIs. Por isso, a prevenção sempre é o caminho mais adequado.
Proteção dos membros inferiores
Proteções contra riscos elétricos, altas temperaturas, substâncias corrosivas e áreas escorregadias.
Dentre os diversos equipamentos de proteção aos pés e pernas estão:
- Sapatos de segurança, anti-derrapagem e feitos com materiais que reduzem o ferimento no momento do impacto;
- Botas emborrachadas, muito utilizadas na lavagem de pisos e banheiros, para que os pés não entrem em contato com superfícies contaminadas, evitando fungos e bactérias;
- Meias térmicas;
- Calças contra lesões e altas ou baixas temperaturas;
- Perneiras, que previnem contra picadas de insetos, agentes químicos e outros fatores.
Proteção da cabeça
Essenciais para proteger a cabeça contra impactos causados por quedas ou choques mecânicos. Os capacetes evitam contusões e traumas, que podem ser fatais. A falta de uso, no caso de impactos, pode também provocar desmaios, confusões e problemas de memória.
Alguns capacetes também protegem os colaboradores contra o sol, nas atividades em ambientes externos.
Proteção facial
Máscaras de proteção, viseiras e óculos são exemplos desses equipamentos. Eles são importantes para proteger o rosto em ambientes que oferecem riscos, como no caso de respingos químicos e outras partículas volantes, luminosidade excessiva, poeira, radiação e impactos.
Proteção respiratória
A contaminação do ar com produtos e partículas nocivas à saúde demanda o uso de EPIs específicos par a a proteção respiratória. Eles devem tampar narinas e toda a boca, para que não ocorra a entrada de ar do ambiente.
Respiradores e máscaras protegem os colaboradores contra a inalação de substâncias contaminantes como poeira, materiais biológicos e gases.
Saiba mais sobre o Grupo Keitter
O Grupo Keitter conta com um time especialista em segurança no trabalho, seguindo todas as normas necessárias para um ambiente mais seguro para o colaborador.
Além disso, todos os nossos funcionários passam por treinamentos trimestrais, garantindo o uso correto de EPIs e destacando a importância do seu uso, reduzindo acidentes e preservando sua integridade física.
Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todos os nossos serviços.



