KPIs e SLA: Conheça as ferramentas de gestão eficiente de facilities
Um dos principais objetivos de um gestor de facilities é manter as instalações em funcionamento, de maneira eficiente e controlando custos. Mensurar o desempenho das operações é de extrema importância para garantir a melhoria dos processos e satisfação dos clientes.
Organização e disciplina são essenciais para alcançar o sucesso nesse segmento, por isso a importância de coletar, armazenar e interpretar dados que vão indicar a direção certa para ações bem-sucedidas.
Confira os principais indicadores abaixo.
KPI
A sigla, do termo em inglês Key Performance Indicator, em português significa Indicador de Chave de Desempenho.
Essa ferramenta tem como objetivo mensurar o alcance de metas em diferentes setores, acompanhando, a partir de dados reais, se os objetivos estão sendo alcançados e medindo o desempenho de um projeto.
Os cenários mostrados a partir do KPI avaliam se o que está sendo realizado segue a direção certa para atingir metas, ou se será necessário mudar a estratégia, indicando ações de correções.
Essa ferramenta deve ser utilizada a partir de uma análise criteriosa e, dentre seus benefícios, podemos citar:
- Prova produtividade e eficiência;
- Identifica áreas que devem ser melhoradas;
- Justifica custos e estratégias;
- Reduz custos operacionais;
- Aprimora processos;
- Aumenta o retorno sobre o investimento.
Um dos principais métodos utilizados para identificar métricas é conhecido como SMART. Ele diz que o KPI precisar específico (do inglês, Specifc), mensurável (Measurable), alcançável (Attainable) e/ou relevante (Relevant).
- Específico: Tudo deve ser baseado em dados concretos e claros;
- Mensurável: A métrica não pode ser baseada em algo que não pode ser medido;
- Alcançável: Deve ser realista;
- Relevante:
As métricas necessitam ser relevantes para o negócio.
SLA
Do termo em inglês
Service Level Agreements, ou Acordo de Nível dos Serviços, os SLAs têm como objetivo estabelecer um acordo entre o cliente e fornecedor, estabelecendo o nível de serviço prestado, garantindo, em termos contratuais a qualidade, eficiência e eficácia dos produtos e serviços.
Além disso, essa ferramenta contribui para que ocorra um fortalecimento entre as empresas, aumentando o nível de parceria.
Alguns critérios devem ser considerados, como:
- Definição de processos;
- Obrigações de cada parte;
- Prazos de entrega;
- Definição de KIPs para maior controle dos processos;
- Relatórios de desempenho, que devem ser feitos mensalmente;
- Inclusão de multas.
Esse documento deve conter prazos, metas, fluxos financeiros e todos os processos que serão utilizados.
Dentre os principais benefícios do SLA estão:
- Maior transparência nas atividades prestadas;
- Satisfação do cliente;
- Maior segurança;
- Melhor utilização de recursos.
O Grupo Keitter
Na nossa gestão, acompanhamos frequentemente o nível de satisfação dos parceiros, através de formulários de acompanhamento que garantem melhorias nos processos, analisando pontos que necessitam maior atenção e prezando sempre pela melhoria e pelo fortalecimento de uma relação de parceria com nossos clientes.
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