6 maneiras de promover a segurança no trabalho
Promover a qualidade de vida do colaborador e preservar seu bem-estar são tarefas imprescindíveis para qualquer tipo de organização. Implementar práticas de segurança no trabalho diminui os riscos de acidentes e garante a integridade de toda a equipe.
O que é a segurança no trabalho?
A prática da segurança no trabalho envolve adotar medidas que minimizam situações de risco e possuem natureza preventiva. Essa atividade reduz doenças ocupacionais e riscos de acidente no trabalho, que podem afetar a qualidade de vida dos funcionários e sua saúde.
Através de estudos e técnicas, uma análise é realizada, prevenindo possíveis novos incidentes e mantendo o ambiente de trabalho mais seguro.
Confira abaixo algumas das ações que promovem a segurança no trabalho.
1. Organização do ambiente de trabalho
Um ambiente limpo e higienizado reduz o risco de contaminação dos funcionários, além disso, a organização é um fator muito importante para um ambiente mais seguro, evitando possíveis lesões causadas por batidas em materiais e quedas.
Um local de trabalho organizado e livre de riscos é dever de todos os colaboradores que o ocupam. Isso permite que todos possam atuar e transitar sem maiores problemas.
2. Treinamentos e capacitação de funcionários
Deve-se ocorrer uma análise dos riscos de cada função, promovendo um treinamento personalizado para cada segmento. Através dos treinamentos, materiais informativos devem ser disponibilizados para que colaboradores trabalhem da melhor forma possível e com riscos menores.
3. Uso de EPIs
Como falado anteriormente no nosso blog, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são indispensáveis na garantia da saúde de colaboradores. Seu uso reduz riscos de acidentes e resguarda a integridade física dos funcionários.
Esses equipamentos garantem a proteção: auditiva, contra queda, das mãos, dos membros inferiores, respiratória, da cabeça e facial.
Para garantir a segurança e cumprimento das leis, deve-se realizar um treinamento sobre o seu uso e uma fiscalização deve ser realizada com frequência, garantindo que os EPIs estão sendo utilizados de maneira correta.
4. Registro de incidentes
Essa ferramenta diminui o risco de novos incidentes, já que, a partir da análise, os processos de segurança são aprimorados e ocorre um aumento na conscientização dos funcionários.
Identificam-se as causas dos acidentes e ações preventivas são realizadas, evitando acidentes mais graves ou até mesmo fatais.
5. Limitação de funções
Os colaboradores devem realizar apenas as atividades nas quais são treinados, especialmente no caso de procedimentos que envolvem maiores riscos. O despreparo e a falta de qualificação pode atrapalhar a prevenção de acidentes.
Caso o funcionário seja orientado a realizar uma tarefa diferente das suas funções, um superior deve ser informado.
6. Disponibilize um fluxograma de acidente de trabalho
O fluxograma indica quais ações devem ser tomadas após um acidente de trabalho, facilitando o raciocínio no momento de socorro e preservando a vida humana.
Nele constam rotas de fuga, quais são as pessoas responsáveis pelo socorro, telefones úteis, hospitais mais próximos do local de trabalho e o que deve ser feito após o socorro.
Por que investir na segurança no trabalho?
Um ambiente de trabalho mais seguro traz diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores, contribuindo para um melhor desempenho de colaboradores e aumentando sua produtividade.
Essa prática, além de seguir normas, também reduz afastamentos e licenças por questões médicas, garantindo a redução de gastos.
Ao investir em segurança a imagem da empresa é fortalecida diante do mercado, já que valoriza-se o funcionário e seus serviços prestados, sendo um ponto positivo para o negócio. Essa atividade também aumenta a motivação dos colaboradores, aumentando resultados e o foco para a produção de trabalho.
O Grupo Keitter
A Keitter & Be Facilities conta com ações rígidas, que garantem um ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores. Nós investimos em treinamentos e capacitações desde o momento da contratação, para que os funcionários entendam sua função dentro da empresa e realizem suas atividades de maneira segura.
Além do mapeamento de riscos, nossa empresa também monitora a segurança de forma contínua, fiscalizando os processos e garantindo que as práticas estão sendo mantidas e realizadas de forma correta.
Peça um orçamento agora mesmo, clicando aqui.



